quinta-feira, 16 de setembro de 2010

20 de setembro


Não sou gaúcha de nascimento, sou gaúcha de coração. Amo o Rio Grande do Sul e tenho orgulho de ser gaúcha. Aqui onde moramos somos os únicos rio-grandenses. Isso nos faz diferentes do resto "dos brasileiros". O povo aqui sempre quando faz alguma coisa chamam "os brasileiros"para participar, festas, tudo mais...Quando páro para pensar me vem a mente: - Mas eu sou gaúcha. Me sinto mais gaúcha do que brasileira.

Ontem estava lendo um site de receitas brasileiras escritas por alguém que mora nos EUA. Ela falava, que "batida" no Brasil nunca seria algo sem pinga ou cachaça (não sei a diferença). Daí eu pensei, para mim batida é uma mistura de fruta com leite SEM álcool. Às vezes conversando com outros brasileiros aqui eles falam que tal e tal coisa no Brasil é assim ou assado mas daí eu digo: - Não no Rio Grande do Sul.

Semana passada fomos numa "churrascaria" em Salt Lake City - a Rodízio, quando um dos caras servindo o churrasco descobriu que éramos brasileiros foi falar em português de carioca: - Então, o que tu goxxxxxxxxxxta? Hahahahahah! Um cara de bombacha servindo churrasco num espeto falando desse jeito foi demais né?! Hahahaha!

Dia 20 de setembro comemoramos a Revolução Farroupilha. O gaúcho sabe melhor o hino Rio Grandense do que o Nacional Brasileiro, me incluo nestes. E para relembramos esse hino tão bonito que fala muito sobre quem somos: "Sirvam nossas façanhas de modelo à toda terra"; estou postando o hino.

I.
Como aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o vinte de setembro
O precursor da liberdade


Refrão
Mostremos valor e constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
De modelo a toda terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
II.
Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo
Refrão
Mostremos valor e constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
De modelo a toda terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra


Um comentário:

Priscila Terra disse...

oq tu gooooxxxxxta?? heauaehuea, eu gooooxxxxto de de picanha! hahahahaha