terça-feira, 19 de abril de 2011

Pão Artesanal sem amassar

Olá queridas mães SUD's, estou de volta! Ainda estamos colocando as coisas no lugar no novo apê mas já estou experimentando novas receitas então resolvi compartilhar.

Eu sempre quis fazer um pão diferente, com um gosto diferente daquele de pão caseiro que já faço...então procurando e procurando encontrei uma receita no youtube de um padeiro de NY que diz que com essa receita qualquer criança de 6 anos faz um pão melhor do que muito padeiro no país inteiro. Eu testei e ADOREIIIIIIIIII, aliás, ADORAMOS aqui em casa. Vou dizer que demora, como não é necessário amassar, sovar e vai pouquíssimo fermento na massa o tempo de fermentação (para crescer) é looooonnnngo! Tirando o tempo essa receita não dá absolutamente trabalho nenhum!! Vale muito a pena a espera, amanhã acho que já vou fazer outro.

Eu testei e fui tirando fotos dos passos então vou colocá-las aqui junto com a receita!

- 3 xícaras de farinha
- 1/4 de col. de chá de fermento pra pão (use essas colheres de medida)
- 1 1/4 de col. chá de sal
- 1 1/2 xíc. de água
- farinha de milho ou polentina


Em um pote grande misture os ingredientes secos e depois acrescente a água e misture tudo.Cubra com papel alumínio e deixe crescer em temperatura ambiente por 12 a 18 horas. Isso mesmo, 18 horas. Faça de um dia para o outro.






Depois das 12 ou 18 horas a massa vai ficar com bastante bolhas e brilhosa. Então, com uma espátula ou colher de pão vá virando a massa sobre ela mesma, não precisa mexer muito.






Coloque a massa em cima de um filme plástico ou pano de prato com as mãos pouco enfarinhadas forme o pão.







Virando o plástico, transfira para uma forma grande de bolo untada e enfarinhada com polentina. Polvilhe um pouco de farinha de trigo por cima e deixe crescer por mais 2 horas. Ele vai crescer mais para os lados do que para cima.






Asse por aproximadamente 40 minutos até que ele fique bem assado caso contrário não vai crescer e as bolhas dentro do pão não vão se formar adequadamente.

Esse é um pão tipo italiano, tem a casca maravilhosamente crocante! Novamente digo que vale muito a pena esperar as quase 20 horas. Para quem admira a arte de fazer pão e quer fugir do básico pão francês um pouquinho, façam e depois me avisem de como ficou!!! A próxima vez quero ver se faço numa forma redonda pra ele ficar mais alto e redondinho e quero espalhar um pouco de azeite de oliva por cima antes de assar...Hummmm, tô louca pra fazer a segunda fornada!!

4 comentários:

Unknown disse...

adorei a receita !!..soh fiquei com uma duvida....
a polentina ou farinha de milho eh soh para untar na foma,ou vai na massa tb,??
Bjks

Priscila Terra disse...

Oi Manu, é só para untar a forma, dá até pra passar por cima do pão depois de crescido, ela serve pra deixar mais crocante ainda!!!

Unknown disse...

to loca pra fazer mana!! mas a mae diz: ta loooco! 18h!! hahahahaha

Priscila Terra disse...

A mãe não gosta de nada que leve tempo...tem que aprender a apreciar a arte de comer bem...