quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Fórum - Idéias para manter os pequenos quietos na reunião sacramental

Olá Mães SUD's. Nossa amiga mãe SUD Patríca Correa do RS sugeriu um assunto para discutirmos: Como manter os pequenos quietos na Reunião Sacramental. Ela tem uma filha de 4 meses bem ativa.

Eu tenho algumas sugestões que "tento" (sabem como é, nem sempre conseguimos fazer o que planejamos) fazer com minha filha de 16 meses.

Começe em casa: "O maior trabalho que fará será dentro das paredes do seu próprio lar". Pres. Harold B. Lee. É importante que ensinemos nossos filhos a serem reverentes dentro de casa e não apenas quando chegarem na Igreja. Faça um "tempo de silêncio"com seus filhos todos os dias em casa. Sente-se com eles no sofá ou mesa(dependendo da idade). Desligue a televisão. Incentive-os a ficarem quietos. Peguem o hinário, ou o hinário da Primária e cantem hinos juntos. É um bom momento também de ensinar novos hinos. Leiam as escrituras (ilustradas) ou qualquer outro livro. Minha filha adora ler, ela pega os livros do quarto dela e trás para mim e ficamos uns bons 30 minutos lendo. Desde pequena também gosto de párar tudo e sentar com ela para cantarmos hinos, ensino coreografias dos hinos do berçário para ela. Susurre com seus filhos nesse momento para que aprendam a falar baixinho. Meu marido uma vez me disse que a mãe de um companheiro de missão dele durante a semana ficava sentada com os filhos por um certo período de tempo. Por exemplo, na segunda-feira por 10 minutos, na terça por 20 e assim por diante até formar 1 hora. Serve como um treinamento para Reunião Sacramental.

Comer ou não comer: crianças pequenas muitas vezes não querem comer antes de sair de casa, ou sentem fome com mais frequência. Leve "pequenos lanches" em sacos plásticos ou potes que não façam barulho. Sempre os supervisionem na hora de comer. Leve também uma sacolinha de plástico ou até dessas de tnt que se usa em carros para recolher os farelos ao término da reunião. Lembre-se e ensine seus filhos que a Igreja é a casa do Senhor e que devemos manter a capela limpa sempre. Sugiro também que não levem lanches muito doces ou refrigerantes (mais açúcar = mais agitação).

Brinquedos: Tenha uma bolsa de brinquedos só para domingo na Igreja. Eles vão ficar uma semana sem vê-los será como uma novidade a cada domingo. Quando estão brincando com algo novo sempre levam mais tempo antes de se cansarem. É legal também levar a cada semana um objeto de casa: colher, pegador de sorvete, potes...qual a criança que não gosta de brincar com o que não é brinquedo?

Colorir: Se colorir acalma seus filhos leve a revista - Amigo que sempre tem páginas para colorir. Existem vários sites com figuras relacionadas a Igreja, sacramento, primária que podemos imprimir e levar para as crianças pintarem. Estes são os que eu mais uso: C0piem e colem no seu navegador de internet.

http://lds.about.com/library/gallery/clipart/blclipart_gallery_subindex.htm
http://www.mormonshare.com/search-lds-clipart.php

Mais uma vez lembrem-se que a capela deve ser sempre mantida limpa e organizada. Ensinem seus filhos a não riscarem nos móveis ou paredes. Cuidar com os lápis de colorir. Por favor, não levem canetinha hidrocor.

Albuns de Fotos e Figuras: Postei anteriormente uma idéia de uso de Liahonas antigas para fazer um pequeno ábum de figuras. Lembrem-se de usar apenas na Igreja, para manter o elemento surpresa. Outra idéia é ter um álbum de fotos, com fotos dos membros da família, pais, irmãos, avós, tios, primos...todo mundo. Reconhecer as pessoas nas fotos mantem as crianças ocupadas.

Não incentivar o mau comportamento: Quantes vezes já não vimos crianças gritando, ou fazendo a maior bagunça na reunião sacramental só para terem a oportunidade de serem levadas para fora? Se forem levar as crianças para fora da Sacramental, como diria meu pai - tornem esse momento o pior da vida deles. Não deixem eles ficarem correndo pelo corredor, não deixem brincar ou fazer lanche. Tem que ser um momento de castigo e não um momento prazeroso. Muitos pais levam os filhos para fora também para aproveitar e bater papo com os demais pais da "Ala Corredor". Que exemplo estaremos dando para nosso filhos se fizermos isto? Uma vez quando servia no berçário da Ala, fui na cozinha para servir água para as crianças, e um pai de uma outra ala que estava tendo reunião sacramental no momento tinha colocado o filho de mais ou menos 2 anos e meio sentado em cima do balcão da cozinha, com os braços cruzados e o pai também estava em pé na frente da criança com os braços cruzados e bem sério.

Lembre seu filho: No sábado lembre seu filho de que no outro dia será dia de ir para Igreja, e ficar comportado, ser reverente. Relembre técnicas que ensinou de reverência.

Elogie: Ao final da reunião sacramental ou das demais reunião da Igreja, elogie o bom comportamento dos seus filhos. É importante elogiar eles não importa a idade. Eles aprendem desde cedo.

Acredito que na grande maioria das vezes quem precisa aprender comportamento, reverência e respeito são os pais pois nossos filhos são um reflexo do que ensinamos.

Por favor, comentem com idéias que funcionam com sua família.

10 comentários:

kellen disse...

amei as ideias Priscila!!!
Beijos
Kellen

Unknown disse...

Muitos pais pensam: ai ele ta fazendo bagunça porque não aguenta ficar parado e quietinho aqui dentro, então quando ele começa eu levo ele pra fora pra que ele possa correr e se soltar um pouco. Isso não adianta, como foi dito acima, os filhos são o reflexo dos pais, se eles não forem ensinados que aquele momento é um momento de se comportarem e que devem se controlar, eles vão crescer assim, vão virar adolescentes saindo da sacramental a cada minuto e ainda vão virar adultos que vão pra igreja apenas para tomar sacramento e durante as aulas ficam pelos corredores batendo papo. Esse não é o propósito da Igreja, e não é pra isso que estamos lá.
E realmente quando éramos crianças nossos pais faziam desse momento fora da sacramental o pior das nossas vidas, hahahaa, íamos pro banheiro ficávamos de castigo lá por um tempinho tenho certeza que isso nos ajudou muito a tornarnos adultos dentro das aulas.

http://gi-meumundovcquemfaz.blogspot.com/ disse...

Pricila,Adorei suas idéias e seu blog fofo,já sou sua seguidora,parabéns querida
bjs Gi

Paty disse...

Adorei as ideias Priscila! E realmente concordo que sair com as crianças para fora da sacramental n é uma boa ideia, a nao ser é claro q seja como forma de "castigo".
Obrigada pelas dicas!! bjos

Jan Louzada disse...

Eu adoro teu blog, sobre o assunto tenho uma coisinha que funcionou com os meus filhos mais velhos, e
vou usar com o Benjamin, é a caixa do domingo. Preparou uma caixa decorada com gravuras e nelas coloco livrinhos de pano,livros de colorir, histórias das escrituras e revistas o amigo. Conforme o tempo vai passando vou diminuindo as coisas da caixa e quando eles fazem oito anos já estão prontos para assistir a reunião sem trauma sem tortura mesmo enquanto estava sozinha no banco, durante o tempo em que meu esposo estava no bispado. O importante é não desistir de ensinar nossos filhotes!

Anônimo disse...

Otimas ideias...vou usar. Bjs

Margem SUD disse...

Ótimo post, Priscila!
Algumas coisas eu já costumo fazer, porque cheguei a elas pelo senso comum...Outras coisas são já conselhos antigos das Autoridades Gerais, mas sempre nos esquecemos! E é importante LEMBRAR! Outras coisas aqui são inspiradas e vou aplicá-las! Olha, este link-> http://latterdaychatter.blogspot.pt/p/sacrament-helpers.html éncontram-se coisas para download grátis ( e idéias) para o que eles chamam de "Sacrament Helpers" (Ajudantes da Sacramental)...Eu fiz lá download de algumas coisas. Outras faço eu própria e posto no meu blog, se quiser ver. Mas vou seguir o seu blog! Abraço!

Anônimo disse...

Excelente!! Amei esse texto e concordo com tudo! Minha filha é bem agitada, mas fica "sob controle" durante a sacramental, mas quando estamos em capelas diferentes como a sede da estaca ou outras cidades ela enlouquece! hahahaahahahahahahaha, muitas coisas que você postou vão me ajudar com isso! Muito obrigada!!

Josi Barbosa disse...

Amei! fui convidada para dar um treinamento sobre esse assunto no próximo domingo,vou usar esse texto, estava com medo de usar só o meu exemplo e arrumar inimizades kkk, quando os meus 3 filhos eram crianças eu não tive problemas de reverencia com eles pois eu fazia isso, ensinava em casa e levava tudo comigo, água, brinquedo mudo, lápis, papel, e sentava-me bloqueando a passagem. Muito obrigada, ajudou-me bastante. Josy

Anônimo disse...

Nossa. Era o que precisavam gostei