terça-feira, 4 de setembro de 2012

Salada de Grãos

Olá gurias!

Há umas 2 semanas tivemos uma atividade da SOC na ala com um chef de cozinha que tem um programa na tv da BYU. É o chef Brad do www.chefbrad.com. A "missão" dele é incorporar grãos integrais na nossa dieta. Ele ensina sobre diversos grãos e a importância de cada um.

 Aqui em casa estamos mudando nossa dieta para algo bem mais saudável. Aos poucos vamos conseguindo. Tem uma coisa que ainda não consegui trocar é o meu arroz branco por integral...tentei, mas não desce!! Hehe! Nós já somos fãs da Quinua Real, que é considerado um "super grão", com bem mais proteínas que o arroz e menos carboidratos e calorias. Além disso, é altamente nutritivo. AQUI tem um site com algumas informações. Eu geralmente uso 2 vezes por semana no lugar do arroz aqui em casa (se prepara da mesma maneira). Existem também massas de quinua. Ela pode ser usada no lugar do arroz, no almoço, como um mingau tipo de aveia no café da manhã; na salada, etc.

Nesse dia o Chef Brad nos ensinou uma receita de salada com alguns grãos e legumes. Ele disse que os grãos podem ser substituídos por qualquer outro praticamente. Vou passar a receita "por cima", por que, quem é que faz salada por receita né. Aqui estão os ingredientes e uma foto da que eu fiz hoje pra almoço e janta.

- Cevada em grãos cozida frio (faça na noite anterior)
- Quinua real cozida (frio)
- Tomate cortado em 4 ( eu usei tomate cereja dessa vez)
- Pepino (do grande) em rodelas
- Cebola vermelha picada
- Brocoli levemente cozido
- Feijão (coloque num coador e "lave" os grãos para tirar o caldo)

Obs.: A quinua e a cevada podem ser cozidas e deixadas na geladeira por até uma semana (sem os temperos).

- Misturar tudo isso e fazer uma vinagrete com:

- Azeite de oliva,
- Suco de limão,
- Manjericão fresco

Bater tudo no liquidificador e misturar na salada. Pode ser servida dentro de umas folhas de alface ou por si.

Essa salada sozinha já serve como um almoço super nutritivo e saudável. Pode servir com um bife, peito de frango ou filé de peixe. Como ela já contém diversos grãos não precisa de arroz.

Obs.: Quando servi a minha salada hoje percebi que tinha esquecido o pepino, mas não esqueçam fica tri bom!

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