quinta-feira, 28 de março de 2013

Ficha de Leitura - 2


Estou gostando muito deste livro e tem sido uma maneira maravilhosa de estudar as escrituras. Espero que aproveitem meus resumos e possam junto comigo aprender das escrituras. No site do Deseret Book existe a possibilidade de comprar o e-book para aquelas que falam ingles. Nao custa caro, $9.99 dolares.

O segundo capítulo do livro começa falando sobre o livro de Gênesis – Primeiras famílias, primeiras lições. O autor fala que quase todas as histórias do livro tratam sobre relacionamentos familiares e ele diz que é como se Deus estivesse dizendo: “- Porque a família é tão importante em seu aprendizado divino, Eu focarei nisto antes de qualquer outra verdade, desafio, doutrina ou virtude.” Alguns exemplos citados: Adão e Eva – fiquem juntos e não comam do fruto proibido. Isaac e Rebeca, Jacó e Raquel – uma esposa virtuosa e do convênio vale qualquer esforço para obtê-la. Jacó e Esaú, José e seus irmãos – se alguém te ferir, perdoe-lhe, principalmente se for membro da sua família. Eva, Sarah, Raquel, Leah – filhos são desejáveis, uma causa de regozijo, uma benção do Senhor.

O autor segue citando exemplos do desejo de muitas pessoas em Gênesis de ter filhos e ele fala: “- Não podemos separar a idéia de família de Gênesis, e a linha que une tantas histórias é a felicidade de se ter filhos. Essa lição que o Senhor quer graver nas nossas mentes desde o início – no primeiro livro da bíblia. Em um mundo com a taxa de natalidade declinando, crianças negligenciadas, aborto, e abuso; em um mundo onde filhos são muitas vezes vistos como um fardo, um impedimento a realização de um adulto, é a mensagem que precisamos ouvir repetidamente.

Ele segue falando que filhos são uma herança do Senhor. Ele cita exemplos de como o Senhor abençoou as mulheres que os seguiram com descendentes. Ele acaba o capítulo com Salmos 127: 3-5:

“Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não sera envergonhado.”

O terceiro capítulo trata de como podemos e devemos buscar ao Senhor para saber como devemos criar nossos filhos. Ele inicia com Provérbios 22:6:

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Em Juízes 13  fala sobre o nascimento de Sansão. Um anjo apareceu à sua mãe, esposa de Manoá, que era estéril e lhe disse que ela conceberia um filho; e que este filho seria um narizeu, consagrado a Deus desde o ventre até sua morte. O anjo deu instruções bem específicas de como ela deveria se cuidar desde antes da gravidez. Ele disse à ela que não deveria comer coisa imunda, nem beber vinho ou bebida forte...(Juízes 13: 7).

Assim como Sãnsão, nossos próprios filhos tem abilidades especiais e chamados que eles terão durante a sua jornada na vida. Há coisas que irão fazer e desafios que irão enfrentar. Nós podemos anticipar o conselho específico do Senhor para cada fillho.(p.15)

Em Juízes 13: 12, Manoá, futuro pai de Sansão, ao aparecer o anjo novamente o perguntou: Qual será o modo de viver do menino e o seu serviço? Ou seja, como devemos criá-lo, educá-lo?  Esta escritura nos ensina que mesmo antes de nos torarmos pais podemos inquirir ao Senhor como devemos criar nossos filhos. E também aprendemos que podemos perguntar especificamente sobre cada filho, pois cada criança é diferente e não deve ser tratada da mesma forma que os demais. Esse princípio de que cada filho é diferente, é um ser individual e devemos inserir essa diferença na maneira como o educamos também é ensinada no livro que já li: Como criar uma família para o Senhor de Gene R. Cook.

O autor, neste capítulo também fala que marido e mulher devem discutir cedo a respeito de como devem criar os filhos e de que as perguntas de Manoá devem ser ponderadas com consistência e frequência.

Devemos ensinar nossos filhos sobre os mandamentos de Deus e sobre seu Evangelho desde cedo na suas vidas como vemos nas seguintes escrituras:

Alma aconselhando seu filho Helamã:

Alma 37:35: “Oh! Lembra-te, meu filho, e aprende sabedoria em tua mocidade; sim, aprende em tua mocidade a guardar os mandamentos de Deus!”

Alma falando com seu filho Siblon:

Alma 38:2: “E agora, meu filho, confio em que terei grande alegria em ti, devido a tua constância e fidelidade a Deus; porque assim como principiaste em tua juventude a confiar no Senhor teu Deus, da mesma forma espero que continues e guardar seus mandamentos; porque bem-aventurado é o que persevera até o fim.”

Devemos lembrar que a capacidade que nossos filhos terão de receber sabedoria vai depender da direção que vamos dar à eles.

O autor cita o exemplo de Naamã, o leproso que foi a Eliseu para ser curado, em 2 Reis 5: 10-15. Eliseu mandou que ele fosse se lavar no Rio Jordão 7 vezes que ficaria limpo. Naamã não se contentou com o que Eliseu lhe mandou fazer, ele achou que algo mais grandioso deveria ter sido feito para que ele fosse curado. E também contestou a ordem de Eliseu achando que ele deveria se lavar nas águas dos rios de Damascos poise ram mais limpas. Seus servos, em 2 Reis 5:13 lhes falaram: “[…] Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo. Naamã se humilhou e foi e se lavou no Rio Jordão como disse Eliseu e foi curado.

Quantas vezes nós como pais não fazemos coisas “grandiosas” (não ruins) para nossos filhos ao invés de seguir os conselhos simples do Senhor?

Citando por fim o autor:
“É algumas vezes surpreendente até onde os pais vão e os sacrifícios que eles fazem para seus filhos em esportes ou  música ou alguma outra atividade de valor, todas maravilhosas e boas, mas é igualmente bom se não melhor moldar o coração da criança e sua mente nas coisas pequenas sugeridos pelo Senhor.  Não são as grandes ações , mas o acúmulo repetido de simples atos onde estão as mais doces bençãos.

Lembrem que Naamã deve que se banhar 7 vezes do rio. Por que 7 vezes? Por que não apenas 1? Quantas noites familiars fazemos antes que as verdades do evangelho realmente se enraizem no coração de  nossos filhos? Quantas orações familiares? Quantas ferias compartilhamos e quantas conversas temos antes que o amor seja solidificado? Quantas vezes buscamos as escrituras juntos? Quantas vezes prestamos nosso testemunho, ou visitamos o templo, ou cantamos na igreja, ou caminhamos na natureza, ajudamos com alguma responsabilidade, ou lemos uma história, ou falamos exemplos da nossa própria vida antes que a barra do caráter cresça forte na alma de uma criança? Estas coisas são todas coisas simples, mas quando repetidas através do tempo, com amor, as bençãos descerão e a alegria surgirá.”

Gostou? Aprendeu algo? Comente!

4 comentários:

Carol disse...

Pri... que livro maravilhoso!
Amei!
Pena que nao consigo comprar aqui, neh?! Mas a tua ficha de leitura ja ajuda pra caramba!
Um beijo, querida!

Priscila Terra disse...

Carol, fico feliz que gostou! Tentou o e-book? Acho que dá pra comprar ai!! Bjs!

Paty disse...

Nossa Pri, tua ficha de leitura ja ta me ajudan do mto! Parece q to lendo o livro contigo. Nao dq vontade de parar de ler. Mto bom mesmo! To precisando ler essas coisas, to me identificando. Obrigada por compartilhar! Bjos Paty

Anônimo disse...

o livro só tem em ingles :( .... mais to adorando suas fichas!!!!! ultimamente tenho estado muito nervosa e tenho tentando ler o q vc coloca aqui pra me dar uma ajudinha e acalmar. Obrigada!!!!!
Cintya